domingo, 17 de junho de 2012

Mercado traduzido - Interpretação no Boa Chance

No encarte Boa Chance do Jornal O Globo, a profissão de destaque foi a de Intérprete de Conferências. Finalmente ficou visível a necessidade de bons tradutores/intérpretes no mercado em função da possível demanda na Copa e nas Olimpíadas.

Alguns dados interessantes da reportagem:

- Segundo Roberto Barreto, diretor do Brasillis Idiomas, é possível calcular quanta mão de obra requer um evento de grande porte. Nos Jogos Panamericanos de 2007, ele contratou 100 tradutores para atender a 15 países. Nas Olimpíadas, serão 208 países, então a expectativa é de que sejam necessários ao menos 1.200 intérpretes.
 - De maneira geral, cada empresa de tradução tem um pequeno time fixo de tradutores e intérpretes, além de um cadastro de profissionais autônomos. Isso faz com que a remuneração do intérprete varie de acordo com o volume de tarefas, podendo ficar, em média, de 4 mil a 10 mil reais por mês.


Se você estiver disposto e interessado em navegar por novos mares, saia da toca e não tenha medo de se arriscar. Há cursos de extensão e pós-graduação prestes a começar. Dê uma olhadinha na guia de Cursos e congressos do blog!

Indico também a pós-graduação da Universidade Estácio de Sá, que cursei quando ainda era Gama Filho. O curso de pós-graduação baseia-se no modelo do European Masters in Conference Interpreting (EMCI), seguindo uma progressão coerente de exercícios de memória e reformulação, anotações, interpretação consecutiva e, finalmente, interpretação simultânea. Trabalhamos com CAIT (Computer-Assisted Interpreter Training), além de contarmos com  equipamentos técnicos da MGM e professores excelentes, além de aulas de oratória e organização de eventos. Podemos dizer que estudar interpretação é tudo menos monótono!

3 comentários:

  1. Eu li a reportagem e achei este título no mínimo curioso: "Salários variando de R$ 4 mil a R$ 10 mil". :D

    ResponderExcluir
  2. Well... esse é um ponto sempre controverso, né? Mas a estimativa é real em períodos de alta temporada sim. Para trabalhos de shadowing (repetição do discurso do palestrante) somente durante a Rio +20 estão pagando mais de 3 mil, pra interpretação o valor é por diária e pode chegar a uma boa remuneração sim. :-)

    ResponderExcluir
  3. Sim, os valores mencionados são possíveis para quem trabalha direto. A questão é que eles insistem em falar em "salário", aí o leitor comum entende que é com carteira assinada, férias, décimo terceiro... rs Na reportagem do ano passado, fizeram questão de enfatizar que era emprego formal. Como se isso fosse a norma...

    ResponderExcluir